Twitter Facebook
Publicado em 15 de novembro de 2012 ás 11:10 pm

Proclamação da República do Brasil: Saiba a história do dia 15 de novembro

<< Voltar

 

Onde aconteceu

 

praca-da-republica-rio-de-janeiro

Foto atual da Praça da República - Rio de Janeiro

A proclamação da República aconteceu na Praça da Aclamação, atualmente praça da República, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

 

Quando aconteceu

 

proclamacao-da-republica-do-brasil-15-de-novembro-1889

Proclamação da República do Brasil em 15 de novembro de 1889

 

No dia 15 de novembro de 1889 aconteceu o golpe militar que tornou o Brasil uma república.  Montado em seu cavalo, Marechal Deodoro da Fonseca entra no quartel general do Exército e termina com o último gabinete da Monarquia (reunião na época de assuntos políticos da Monarquia), que se encontrava em reunião naquele momento.
Nesse mesmo dia, é redigido o primeiro parágrafo da então República dos Estados Unidos do Brazil pelo intelectual e escritor Ruy Barbosa.

 

proclamacao-da-republica-marechal-deodoro-da-fonseca

Quem Proclamou a República ?

 

A proclamação da República foi um dos únicos eventos do nosso país que uniu toda a elite brasileira (salvo o golpe militar de 1964), dos fazendeiros aos  militares.

Os militares foram os maiores responsáveis pelo golpe e foram liderados pelo já citado Marechal Deodoro da Fonseca. O Marechal foi quem proclamou a república e também foi o nosso primeiro presidente.

 

marechal-deodoro-da-fonseca

Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a república e foi o primeiro presidente brasileiro

 

Outros grandes militares, como Benjamim Constant e Floriano Peixoto, participam do golpe. E quem tinha certa motivação monarquista das elites foi logo se conformando com o regime republicano.

 

Desdobramentos da Proclamação da República para o Brasil atual

 

Esse não foi o único golpe militar ocorrido na história do Brasil: em 1964 os militares tomaram novamente o poder.  Eles tiveram grande peso na politica brasileira no século XX e final do XIX: pelo menos 8 presidentes eram militares e governaram o país por cerca de 45 anos.

Em si, a República velha  continuou com a exclusão social mantida durante a monarquia. Apesar dos negros já serem livres, o povo ainda não participava das decisões politicas dos país. Somente em 1932, foi dado direito de voto às mulheres e apenas em 1946 ocorreu uma eleição com grande participação popular.

A economia continuou tendo como base o café até a década de 30, quando o país quebrou com a crise de 1929 e o café sofreu grande desvalorização no mercado internacional.
Houve uma certa industrialização a partir de 1930, mas o Brasil ainda era um forte produtor de café e exportador de commodities (até hoje é o principal produto exportado).

O latifúndio, bastante presente naquela época com fazendas de café, cacau e borracha, entre outros produtos, não desapareceu, apesar de nas últimas décadas se criar pequenas e médias fazendas modernizadas.

A maior contribuição da Proclamação da República foi a própria República. O Brasil deixou de ser comandando pela família real portuguesa, assim como os seus vizinhos, e o Rio de Janeiro, capital do país à época, se transformou numa moderna e próspera capital.

Post By Café Palheta (39 Posts)

Website: →

Connect

Veja como ter sua foto nos comentários:

1. Vá até o site: inserir avatar e siga o passo-a-passo.

2. Coloque o e-mail do cadastro que você ira utilizar nos comentários aqui.

3. Complete o cadastro e use o mesmo e-mail na hora de comentar.

Deixe seu comentário